terça-feira, 21 de outubro de 2008

Você acredita que o voto tenha efeito transformador para o país?


O voto é um instrumento democrático pelo qual utilizamos para eleger nosso representante, e ter conquistado esse direito significa muito dentro do contexto da história nacional. O sufrágio universal e o voto feminino são exemplos dessa conquista. Desse modo, elegemos alguém indiferentemente de nossa raça, crença ou classe social.

Portanto, o caráter transformador do voto consiste no seu poder. O eleitor poderá, se achar justo, abdicar desse direito, anulando-o, como poderá também escolher, dentro de seus critérios, seu candidato. Uma vez escolhido cabe ao cidadão cobrar pelo seu direito de ser representado, talvez um dos elementos que falte a nossa cultura e que está em processo de mudança e discussão na mídia. O que seria se todos votassem em branco como Saramago discute no Ensaio sobre a lucidez? Não sei, mas acredito piamente que cabe aos homens fazerem a história como diz Marx, só que desta vez sabendo que a fazem, isto é, os cidadãos não devem somente votar mas mudar seu cotidiano discutindo, cobrando também de seus parlamentares, analisando a história deles, seu partido e suas propostas factíveis, votando não por questões de interesse pessoal, mas de interesse geral como melhorias na educação, lazer, saúde, moradia, etc.
O voto com consciência de seu poder de legitimidade e a vida de cada indivíduo e o que ele realize, como sendo algo sem interesses próprios e de seu mérito pessoal, talvez seja o método e o efeito transformador para o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário