Foi em São Pedro do Sul, onde, segundo a Promotoria de Justiça, houve compra de votos por parte do candidato Marcos Senger (PT)O Ministério Público de São Pedro do Sul ingressou com representação eleitoral por captação ilícita de sufrágios contra o prefeito eleito do Município, Marcos Ernani Senger (PT), a vice-prefeita, Elaine Luci dos Santos Pereira (PMDB), e outras cinco pessoas, duas delas candidatas ao cargo de Vereador no pleito de outubro. O promotor de Justiça Davi Lopes Rodrigues Júnior pede a cassação do registro de candidatura ou diploma dos candidatos eleitos, além do pagamento de multa para todos os denunciados.
De acordo com o Ministério Público, ficou comprovado que, em junho de 2007, o prefeito eleito Marcos Senger, na época Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, patrocinou o evento denominado Ronda de São Pedro, com apresentação de um famoso cantor e trovador do Município. Na oportunidade, por meio de rimas e versos, o artista, ainda que de modo informal, lançou a candidatura do patrocinador do evento a Prefeito Municipal: “...que o Marcos já demonstrou, que és um sujeito direito, por tudo que ele é, por tudo o que já tem feito, não vai pensar que é só pago, que eu tô levando no peito, mas na próxima eleição, nós te queremos é pra prefeito...”, diziam os versos contidos em gravação apresentada à Justiça.
Fato posterior, em 14 de dezembro de 2007, o mesmo artista foi agraciado, por proposição do então vereador Senger, como vulto emérito de São Pedro do Sul, em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, tendo, inclusive, participado e animado a festa de aniversário de Senger em maio deste ano. “O artista em questão passou, no decorrer do período eleitoral, a ser figura constantemente vista no Município, apresentando-se cada vez mais em eventos locais, freqüentemente chegando na companhia do candidato eleito”.
FESTA NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO
Em 4 de outubro de 2008, um dia antes das eleições, ocorreu um grande evento na localidade conhecida como Passo do Barroso, “paragem de pessoas humildes”, explica o promotor Davi Rodrigues Júnior. Mais uma vez, o referido cantor e trovador marcou presença. As festividades, com farta distribuição de carne, bebidas, pagamento de condução para os convidados, contaram com a presença do irmão do Prefeito eleito e de candidatos a vereador pela coligação “São Pedro para Todos”.
“A existência de propaganda visível de Marcos Senger (PT), da presença do seu irmão, de candidatos a vereador e do artista amigo e colaborador, que, mais uma vez, fez rimas com conotação de pedidos de votos, permitem concluir o verdadeiro beneficiado pela realização da festa”, explica o promotor Davi Rodrigues Júnior.
Nas investigações do Ministério Público, foi possível averiguar, ainda, que o Prefeito eleito, por meio do candidato a vereador conhecido como “Pinóquio” (PT), custeou a confecção de camisas para que integrantes do piquete Bom Retiro do Xiniquá utilizassem nas comemorações referentes à Semana Farroupilha. Também com o intuito de obter votos, doou um forno à lenha para a Comunidade de Navegantes, no valor de R$ 900, distribuiu rancho à uma cidadã e doou um par de chuteiras para cada uma das atletas do time feminino de futebol “Entre Amigas”.
FONTE:
Agência de Notícias
imprensa@mp.rs.gov.br
(51) 3224-6938
http://www.mp.rs.gov.br/noticias/id16287.htm


Nenhum comentário:
Postar um comentário